
SLIDES
PLANO DE AULA




TEMA
Teste do bafômetro.
OBJETIVOS
(Após esta atividade a turma será capaz de):
• Identificar os grupos funcionais de álcoois, aldeídos e cetonas.
• Classificar a substância orgânica álcool.
• Perceber a influência da estrutura molecular sobre os valores da temperatura de ebulição de álcoois, aldeídos e cetonas.
• Responder questionamentos simples sobre o funcionamento do bafômetro descartável.
CONTEÚDO
Funções Orgânicas:
• Álcoois o Definição;
o Classificação;
o Relação entre a estrutura molecular e a temperatura de ebulição.
• Aldeídos
o Definição;
o Relação entre a estrutura molecular e a temperatura de ebulição.
• Cetonas
o Definição;
o Relação entre a estrutura molecular e a temperatura de ebulição.
METODOLOGIA
•Primeiro Momento
A turma será questiona com as seguintes pergunta: o que é um bafômetro? ; Qual a finalidade de sua utilização?. Após as respostas dadas pelos alunos será explicado o que é um bafômetro e em que se baseia o funcionamento do bafômetro descartável. Em seguida, será discutido com a turma sobre as consequências do consumo excessivo e irresponsável de bebida alcoólica.
•Segundo Momento
Será explicada a definição da função orgânica álcool e como esta é classificada. Em seguida abordada a relação existente entre sua estrutura molecular e seu ponto de ebulição, para isto, será comparada a temperatura de ebulição do etanol com a do etano e com a de outros álcoois.
•Terceiro Momento
Explicação sobre o que é Aldeído e da relação existente entre sua estrutura molecular e ponto de ebulição, para isto, será comparada a temperatura de ebulição do etanal com a do etano e a de outros aldeídos. Em seguida, será abordada a função orgânica cetona com abordagem igual a realizada com os aldeídos. Por fim, será comparada a estrutura molecular e a temperatura de ebulição de álcoois, aldeídos e cetonas.
•Quarto Momento
Será mostrado um vídeo, cujo conteúdo se trata de um experimento sobre o teste de bafômetro descartável, seguido de um breve comentário sobre o experimento mostrado no vídeo. Ao final, os alunos responderão uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados durante a aula.
Em todos os momentos serão utilizados quadro branco e reprodução de slides para auxiliar a abordagem dos conhecimentos no decorrer da aula.
AVALIAÇÃO
•Por instrumento
o Atividade escrita;
o Será respondida individualmente pelos educandos.
RECURSOS
Quadro branco, marcador e apagador para quadro branco, projetor, notebook, pen drive.
TEMPO
Noventa minutos.
REFERÊNCIAS
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Ajs, 2013.
BRAATHEN, Per Christian. Hálito Culpado: O Princípio Químico do Bafômetro. 1997. Disponível em: <http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/quimsoc.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2017.
LEAL, Murilo Cruz; ARAÚJO, Denilson A. de; PINHEIRO, Paulo César. Alcoolismo e Educação Química. 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/03-QS-42-11.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Princípio Químico do Bafômetro. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/quimica/principio-quimicobafometro.html>. Acesso em: 12 maio 2017.
MOREIRA, Larissa Lopes. Bafômetro. 2012. Disponível em: <http://bioquimicadoalcool.blogspot.com.br/2012/06/bafometro.html>. Acesso em: 12 maio 2017.
CROMO - O Bafômetro. [s.i]: Salada Atômica, 2014. (4 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Eo-hFplRd5Y>. Acesso em: 14 maio 2017.

